Câmara Municipal de Antônio Prado tce Ao Vivo Ao Vivo

Imprensa

Notícias

17-10-2017
AAPC ocupam a Tribuna Livre da Câmara para falar sobre a entidade.
 Na Sessão Ordinária da terça-feira, 17 de outubro, ocuparam a Tribuna Livre da Câmara, representantes da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Antônio Prado – AAPC.

Na oportunidade, a Presidente da entidade, Ivone Benini fez um relato sobre a história da AAPC e sua trajetória de quatro anos em nosso município.

A tesoureira Gelci Susin, falou a respeito da forma que são aplicados os recursos oriundos das 240 doações feitas a AAPC.

A voluntária Luana Dondé falou a respeito do seu trabalho de Psicóloga da entidade no apoio psicológico aos familiares e pacientes que procuram a entidade solicitando auxílio na luta contra o câncer.

Clara Pigozzo, também membro da diretoria da AAPC dirimiu sobre dúvidas a respeito de doações a outras entidades de Caxias do Sul, falando que a AAPC somente dispõe de recursos doados a própria entidade, sendo que nenhuma entidade de outro município repassa recursos de doações para Antônio Prado, e que as doações feitas para a AAPC são destinados somente ao tratamento de pacientes de nosso município. Clara aproveitou o ensejo para convidar a todos para participarem de um jantar beneficente, dentro da programação do outubro rosa, que acontecerá no sábado, dia 28 de outubro no Clube União o qual os ingressos já estão sendo comercializados.

Após a explanação, os vereadores se manifestaram a respeito da importância do trabalho voluntário e solidário realizado pela entidade no apoio aos pacientes portadores de câncer e aos seus familiares. Os vereadores sensibilizados com os relatos das voluntárias também se comprometeram a  fazer parte do quadro de voluntários, auxiliando financeiramente a AAPC.

Findado o grande expediente, foi colocada em apreciação e votação da Prestação de Contas do exercício de 2015 do Prefeito Nilson Camatti e vice André Lovatel, o qual foi aprovada pelos vereadores.

Também foi posto em votação o Projeto de Lei nº 32/2017 o qual Altera o §1º e o Anexo de que trata o §2º do Artigo 1º da Lei Municipal 3.042 de 12 de julho de 2017 que autoriza a doação de terreno, do Patrimônio Municipal ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Em seguida foi posto em apreciação e votação três pedidos de informações, um pedido de providências, duas moções de louvor e duas de pesar.

Os vereadores Daria Golin e Paulo Rotta – PP, solicitaram ao Executivo Municipal, Pedido de Informações para que seja remetido relatório das atividades realizadas pelo engenheiro agrônomo contratado, no que diz respeito à analise e licenciamento de procedimentos rurais e urbanos que interfiram no meio ambiente, já que tal profissional conta com assessoria da empresa Gaiambiental Consultoria e Projetos Ambientais Ltda, visando maior agilidade na demanda de processos.

A Vereadora Sirlei Stédile – PT solicitou ao Executivo Municipal, Pedido de Informações sobre:

•Quantas empresas entregaram proposta ao convite licitatório n°01/2017?

•Quais as empresas que entregaram proposta ao convite licitatório n°01/2017?

•Quais valores, cada empresa que participou do processo licitatório ofereceu de seu trabalho de assessoria?

•Em que consiste exatamente o constante na alínea “e” da clausula 1ª “Assessorar os gestores municipais, e futuras parcerias na elaboração de projetos que visam a captação de recursos financeiros “a fundo perdido”, para implantação de Projetos de Sustentabilidade no Município?

•Quando este trabalho será executado? E qual a duração prevista?

•Cópia Integral de Processo de licitação: convite 01/2017.

 

O Vereador Elias Zulian – PP solicitou ao Executivo Municipal um Pedido de Informações em epígrafe, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, para que dentro dos prazos legais preste a seguinte informação:

Se a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, recebeu a titulo de doação livros informativos ou folhetos relativos à exposição da Santander Cultural denominada “Queermuseu”, ou qualquer outro material semelhante. Se existe nas bibliotecas livros didáticos que estimulam a ideologia de gênero.

Em sua justificativa, o vereador diz que estas informações se fazem necessárias à tamanha repercussão e rejeição por parte da sociedade, que grupos interfiram na educação de crianças e jovens cuja responsabilidade é da família. Entendemos que tanto a exposição “Queermuseu” e do Museu da Arte Moderna – MAM - trata-se do crime previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), uma vez que induz a pedofilia. A função dos vereadores é estar atento para que tais distorções não venham a ocorrer em nosso município.

O Vereador da Bancada do PP, Elias Zulian, também apresentou Pedido de Providência solicitando ao Executivo Municipal que providencie demanda de infraestrutura – calçamento – para o conserto do buraco que se encontra aberto na Avenida Camilo Marcantônio, em frente ao nº 571, localizado nas proximidades da entrada para o loteamento Vicenza.

A Mesa Diretora, formada pelo Presidente Moisés Citton Campagnaro – PMDB, vice Nelson Marcon – PP e Secretário Gelsomir Corassa – PDT, apresentou Voto de Louvor ao ACTG Cancela do Imigrante pela realização da 4° Fegadam e 3° Fegachula, que proporcionaram à comunidade pradense momentos de cultura e lazer, nos dias 13, 14 e 15 de Outubro nas dependências do Parque do Imigrante, os quais elevaram o nome de nossa cidade para todas as querências do Rio Grande. O evento reuniu mais de duas mil pessoas que puderam presenciar um show de arte e beleza, que jamais será esquecido pela nossa comunidade. A presente homenagem é fruto do reconhecimento desta Casa Legislativa em valorizar todo empenho e dedicação de cada um de vocês para que esse evento ocorresse com grande sucesso. Parabéns pelo grande e brilhante evento.

A Mesa Diretora apresentou também Voto de Louvor aos professores pelo seu dia, comemorado no dia 15 de outubro. Parabenizamos esses abnegados profissionais que, com competência e desprendimento, ensinam e educam com a paciência e a versatilidade de verdadeiros mestres. E é com um propósito impessoal de ensinar, que revigoram nos alunos o desejo de descobrir e conhecer cada vez mais, que plantam a semente do saber. Profissional de coragem e movido pelo amor à educação, o educador constrói o futuro de nosso país, pois o ser humano é o bem mais precioso e os professores trabalham na educação desse patrimônio. Ser mestre não é apenas lecionar. Ensinar não é apenas transmitir conteúdos programáticos. Ser mestre é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno, passo a passo. É transmitir a este os segredos da caminhada. Ser mestre é ser exemplo, exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e, sobretudo, de amor.

Os vereadores da Mesa Diretora solicitou Voto de Pesar aos familiares, pelo falecimento da Sra. Maria de Lurdes Contin Zaccani.

Os vereadores Paulo Rotta e Daria Golin – PP, solicitaram Voto de Pesar aos familiares, pelo falecimento da Sra. Lidia Masiero Bertelli.

Todas as solicitações propostas pelos vereadores foram aprovadas por unanimidade.

Na mesma sessão legislativa foi publicizado o Projeto de Lei nº 33/2017 que estabelece a Política e cria o Conselho e o Fundo Municipal do Idoso.

Os vereadores também falaram a respeito do sucesso do Fegadan, das obras na ERS 448 e sobre o Cadastramento Biométrico.

 


Fonte: Paulo Barp - Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Antônio Prado.

Endereço:
Rua Vicente Palombini, nº. 85
Cep: 95.250 - 000
Antônio Prado - RS
Telefones:
(54) 3293.3030
(54) 3293.4152
(54) 99605-3730
Copyright© 2013. Câmara Municipal de Vereadores de Antônio Prado - Todos os Direitos Reservados.