Câmara Municipal de Antônio Prado tce Ao Vivo Ao Vivo

05-10-2017
Ex-Judoca João Derly fará palestra no Aluno Cidadão
 Após o sucesso da participação do goleiro Cássio Ramos e do técnico da ACBF e Seleção Brasileira de Futsal, Marquinhos Xavier, no evento do Aluno Cidadão, realizado no plenário lotado da Câmara de Vereadores, a coordenação do Projeto convida a todos para a palestra com o Ex-Judoca e medalhista Olímpico e Panamericano, João Derly, que acontece nesta sexta, 6 de outubro, a partir das 10 horas, no Centro de Cultura,  anexo a Prefeitura Municipal.

A princípio a participação do hoje deputado federal João Derly (Rede/RS) estava agendada para a sexta-feira, 15 de setembro, porém a Assessoria do deputado informou ao presidente do Legislativo pradense, Moisés Campagnaro que por motivos de agenda política em Brasília o mesmo não poderia estar presente nesta data, ficando à disposição para participar do evento do Aluno Cidadão na sexta-feira, dia 6 de outubro, o que foi confirmada pela assessoria.

Trajetória

Nascido em Porto Alegre em 2 de junho de 1981, João Derly de Oliveira Nunes Junior é um ex-judoca - primeiro e até hoje único brasileiro a se tornar bicampeão mundial da modalidade.

Casado com Gabriela Pisoni Nunes desde 2007, ele se tornou pai da Isabela, em 2013.

Carreira de sucesso nos tatames

O ano era 1988 – o mesmo do primeiro ouro olímpico do judô do Brasil, com Aurélio Miguel – e João vestiu quimono e iniciou a prática da arte marcial, já tendo Antônio Carlos Pereira, o Kiko, como professor, na escola estadual Rio Branco. O sensei logo percebeu o potencial naquele guri e o levou para treinar na Sogipa, onde também dava aulas. Aí começou uma carreira de sucesso.

Em todas as idades, João foi vencendo adversários e somando títulos. A Seleção Brasileira tornou-se uma rotina. Em 2000, na Tunísia, João Derly conquistou o Mundial sub-20. Levar o Brasil ao pódio mundo afora passou a ser algo costumeiro para esse gaúcho de 1,64m de altura.

Cinco anos mais tarde, João escreveu para sempre seu nome na história do esporte brasileiro. Em uma campanha memorável, chegou à final do Campeonato Mundial de 2005. O rival era ninguém menos que o japonês Masato Uchishiba, o então campeão olímpico. O currículo, porém, não pesou e o gaúcho que começou no judô para vencer a asma aplicou um ippon e sagrou-se o primeiro brasileiro campeão mundial. A façanha lhe rendeu o reconhecimento do COB, que o elegeu o melhor atleta brasileiro, considerando todas as modalidades, daquele inesquecível ano.

O desempenho que já era histórico melhorou nos torneios seguintes e João Derly alcançou o auge da sua carreira em 2007. Num espaço de três meses, ele conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos e o bi do Mundial – façanha até hoje não repetida por um judoca brasileiro –, ambos no Rio. No ano seguinte, disputou os Jogos Olímpicos de Pequim.

O último grande título que Derly faturou foi o Campeonato Pan-Americano de 2009. As lesões, porém, começaram a se tornar cada vez mais frequentes e levaram João encerrar a carreira em 2012.

Ingresso na política

A luta, contudo, não acabou. Ela apenas havia começado. Desde que era atleta, Derly sempre procurou participar de campanhas sociais e incentivar, com sua imagem de atleta vencedor, a ajuda aos outros. Foram muitas as campanhas em benefícios a projetos e organizações sociais, como a Kinder - Centro de Integração da Criança Especial.

Em 2008, João Derly realizou um antigo sonho ao fundar o Instituto Pódium, projeto que leva o judô gratuitamente a centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social.

A militância política teve início em 2011. Filiado ao PCdoB. Identificado com os jovens, o esporte e as causas sociais, ele aceitou concorrer a vereador em Porto Alegre, tendo essas como as suas principais bandeiras. Foi eleito com a segunda melhor votação da cidade.

Dois anos mais tarde, chegou ao Congresso Nacional com 107 mil votos. Em 28 de setembro de 2015, anuncia sua sua filiação a Rede Sustentabiliade onde permanece até hoje.

Fonte: Paulo Barp - Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Antônio Prado.

Endereço:
Rua Vicente Palombini, nº. 85
Cep: 95.250 - 000
Antônio Prado - RS
Telefones:
(54) 99605-3730
Copyright© 2013. Câmara Municipal de Vereadores de Antônio Prado - Todos os Direitos Reservados.